sábado, 27 de setembro de 2025

Por que eu deveria habilitar o "interpretador de código" do M365 Copilot?

Você criou um "agente" no M365 Copilot que esquematiza as informações que constam de um processo judicial (confira o prompt). Ao configurá-lo, você deveria habilitar o "Interpretador de código", como indicada a figura:




Essa opção permite que a aplicação execute alguns scripts em Python, contribuindo para que a ferramenta forneça funcionalidades que são próprias da linguagem, como a de criar e manipular arquivos, fazer cálculos e operações matemáticas, criar visualizações gráficas etc.




No exemplo dos prints, após produzir um relatório de um processo judicial qualquer, o M365 Copilot ofereceu ao usuário a possibilidade de fornecer a mesma resposta em arquivo docx ou PDF, gerado pelo Python.  




M365 Copilot atuando como agente autônomo

O M365 Copilot pode ser programado pelo chat para realizar tarefas de forma autônoma, automatizando alguns fluxos de trabalho. Nesses casos ele atua como agente autônomo.

O app reconhece em certos prompts solicitação de tarefas e as incluem na área da "Memória do Copilot" (acesse pelos "Settings") para atender aos pedidos do usuário.

Eis um exemplo de solicitação, feita diretamente no chat (nova conversa):

Todos os dias, às 13h30, vá ao site do MPSP (mpsp.mp.br), do TJSP, do CNJ e do CNMP colete as principais notícias. Encaminhe-as por e-mail para mim e para o usuário fulano_de_tal@mpsp.mp.br, com os links respectivos e em formato PDF.

Os prints abaixo mostram como é fácil fazer essa programação. 

Você pode desabilitar todas as tarefas ou tarefas específicas na área de "Memória do Copilot".






Instalação do aplicativo "Microsoft 365 Copilot" no PC funcional

1. Na Microsoft Store, procure pelo "Microsoft 365 Copilot".


2. Clique em "Adquirir" e, depois, em "Abrir".


3. Logue-se na conta institucional (se requerido) e conceda as permissões necessárias.


4. O aplicativo está pronto para o uso.


5. Opcionalmente, prossiga com os seguintes passos: 

- Clique em "M365 Copilot" (à esquerda), "..." (à direita) e "Settings" para a personalização. 

- Forneça as "Instruções Personalizadas", como por exemplo: 

"Use linguagem clara e objetiva nas suas respostas. Não infira ou deduza respostas ao analisar documentos jurídicos, ou seja, se não souber a resposta, diga "não sei" sobre o tópico que gerou dúvida." 


- Revise a memória do Copilot (saiba como incluir tarefas no próximo post).




Usando o PDFsam com as IAs Generativas

No dia-a-dia da Promotoria, não é raro nos depararmos com a necessidade de analisarmos processos muito extensos, que extrapolam os limites de carregamento de arquivos nas soluções de IA Generativa disponíveis.

Este post trata do uso do PDFsam Basic para lidar com esses casos.

Digamos que você baixou a íntegra de um processo e o PDF resultante possui 8.313 páginas ou 1,3GB (caso do proc. n. 1003155-68.2022.8.26.0019, não sigiloso).

Para submeter o documento gerado às ferramentas de IA, temos que dividi-lo em arquivos menores.

Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é utilizando a solução PDFsam Basic, gratuita e de código aberto, que mantém o documento privado no seu computador (sem a necessidade, portanto, de fazer o upload para serviços de terceiros).

No site do desenvolvedor há diversas opções do download. Optamos, no entanto, pela versão portátil da aplicação (fornecida em arquivo zipado), que não precisa ser instalada e, geralmente, roda sem problemas no equipamento funcional.

Com o software em execução, selecionamos a opção "Dividir pelo tamanho" e a definimos em 200MB, que é compatível, por exemplo, com a "Tilene" ou o "NotebookLM". 

Assim, podemos prosseguir com o trabalho de análise.