segunda-feira, 21 de março de 2022

O básico da rede SOHO (Small Office Home Office)

Introdução

As redes de computadores permitem que os dispositivos eletrônicos se comuniquem uns com os outros e compartilhem recursos.


A interconexão entre os equipamentos ocorre, normalmente,  por cabos de cobre, cabos de fibra óptica ou rádio (wireless).


As regras e requisitos para que a comunicação se estabeleça são conhecidos como protocolos, dos quais o IP (Internet Protocol) é exemplo.


Podemos pensar numa rede interna básica de pequeno porte (SOHO ou Small Office Home Office) constituída por:

  1. um roteador, que reúne os serviços de:

    1. conexão externa (para a Internet), que usa o endereço IP atribuído pelo provedor de internet (ISP ou Internet Service Provider), ao qual está conectado;

    2. uma conexão interna (ou placa de rede), com um endereço privado (normalmente 192.168.1.1);

    3. DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), que faz a configuração automática dos hosts;

    4. Firewall básico;

    5. DNS (Domain Name Service), que resolve (traduz) os endereços IP para torná-los mais adequados aos usuários.  

  2. computador A;

  3. computador B.


Endereços privados

Quando se olha para os dispositivos da rede interna, vê-se que possuem endereços privados (ou IPs privados), que foram configurados manualmente ou pelo DHCP. 


Esses endereços privados (que se repetem em outras redes) não se comunicam com a Internet. São rejeitados pelos demais roteadores.


É aí que entra o NAT (Network Address Translation), também conhecido como masquerading, que é uma função do roteador que converte os endereços privados dos computadores A e B (da rede interna) em endereços válidos para a Internet.


Gateway default

Roteadores possuem um caminho para que as redes internas possam "sair" para a Internet, que é conhecido como Gateway default. Funciona como a única estrada que serve para sair de uma cidadezinha.






Referência:

BROAD, James e BINDER, Andrew. Hacking com Kali Linux: técnicas práticas para testes de invasão. São Paulo: Novatec, 2014, p. 61-66.


Nenhum comentário:

Postar um comentário