segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

O Chat GPT na Promotoria de Justiça

O que é o ChatGPT?

O Chat GPT é uma solução de inteligência artificial criada para a conversação em forma de chat.

O algoritmo possui uma ampla gama de tarefas de processamento de linguagem natural e usa técnicas de aprendizagem de máquina por reforço com feedback humano. Em outras palavras, quanto mais interage com pessoas, mais esperta fica a solução.

De acordo com a OpenAI, que desenvolve o produto e o disponibiliza gratuitamente (ainda) para teste, “o formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas complementares (follow-up questions), admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas”. A IA pode ser testada, após cadastro, em <https://chat.openai.com/chat>.


Polêmicas

O que impressiona no ChatGPT é que ele pode conversar sobre quase tudo e pode aprofundar o assunto conforme o desejo do usuário. Os testes mostram que a IA pode se mostrar criativa, compor música e poemas, escrever textos acadêmicos, fundamentar teses e escrever software. 

Por isso, advogados, jornalistas e programadores já temem que essa IA seja capaz de substituí-los em alguns de seus postos de trabalho.


Testando ...

Testei a IA em duas tarefas relacionadas à Promotoria de Justiça.

Na mais óbvia, usei o chat para que ela desse fundamentos para rebater um argumento da Defesa lançado em um processo judicial.

Eis o print de tela relativo à primeira tarefa (e, abaixo, a reprodução do diálogo):



Na tarefa menos trivial, solicitei à solução que criasse um programa em Python para automatizar uma tarefa (real) do meu trabalho como Promotor de Justiça. Pedi que convertesse um lote de arquivos "docx" existentes em uma pasta em PDFs. Dada a maior complexidade desse tópico, gravei um vídeo para documentá-lo e o disponibilizei no YouTube.

O código gerado pelo ChatGPT pode ser encontrado no meu GitHub. Funcionou perfeitamente.


Conclusão

O Chat GPT é uma solução que surpreende pela acurácia e fluidez de suas respostas e tem potencial para otimizar rotinas de trabalho.

1) Para saber mais sobre conceitos ligados à IA: https://jespimentel.github.io/direito_e_etica_ia/

2) Reprodução do diálogo relativo à primeira tarefa:

JE: Por que depoimentos de policiais são dignos de credibilidade em processos judiciais

Chat: Os depoimentos de policiais são considerados dignos de credibilidade em processos judiciais porque os policiais são considerados testemunhas qualificadas. Isso significa que eles têm um conhecimento especializado ou experiência em um assunto relevante para o caso e, portanto, podem fornecer informações úteis e precisas sobre esse assunto. Além disso, os policiais são treinados para observar e relatar os fatos de forma objetiva e precisa, e são esperados seguir uma série de procedimentos e protocolos ao coletar e relatar informações. Por essas razões, os depoimentos de policiais são geralmente considerados credíveis em processos judiciais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário