domingo, 23 de abril de 2023

ChatPDF analisa processos judiciais com resultados surpreendentes

Quem acompanha o assunto "Inteligência Artificial" concorda que os modelos de linguagem natural vêm evoluindo paulatinamente há anos e que a grande disruptura produzida pelo ChatGPT é tornar a ferramenta acessível a todos e de modo bastante amigável, na forma de chat.


A IA “caiu no colo” de usuários de computadores, comuns ou avançados, e todos estão encontrando utilidades práticas para ela. Eu, particularmente, uso o ChatGPT para estudar programação, otimizar e auditar códigos e para melhorar minha compreensão sobre temas ligados à tecnologia.


Uma das aplicações possíveis - e que há até pouco tempo parecia longe de se concretizar - é a análise de autos de processos judiciais, para a identificação das controvérsias ou teses e para localização ágil de referências e documentos.


Testei a plataforma ChatPDF para essa finalidade (há ferramentas similares na Internet). Trata-se, aparentemente (a documentação é escassa) de uma interface web que extrai o texto do PDF e o submete com "prompts" específicos à API do ChatGPT, emulando a conversa sobre o PDF apresentado.


O resultado foi bastante assertivo, tanto em autos de processo criminal, como em caso de processo de falência, como se pode conferir no vídeo abaixo. 


Não é defeso pensar que, com técnicas de “transfer learning” (largamente adotadas no campo do reconhecimento de imagens) tenhamos, em breve, IAs treinadas em bases de dados especificas de processos judiciais e que, destarte, serão muito mais precisas na execução dessa tarefa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário